Sistema de Avaliação

POR Tiago Monteiro 17/09/2018

Sistema de Avaliação

Sistema de Avaliação

 

As avaliações propostas às turmas precisam estar de acordo com o seguinte:

  • Os critérios de aprovação, que constam no Regimento Escolar:
  1. 1.       Alcançar média anual 6,0 em todas as disciplinas cursadas.
  2. 2.       Ter 75% de freqüência do total de aulas ministradas para a turma.
  • As notas bimestrais são calculadas por somatória.
  • No final do bimestre, a avaliação será expressa por: parecer para as turmas de Educação Infantil e 1º ano, durante os 4 bimestres letivos. O 2º ano terá Parecer no 1º e 2º bimestres e boletim com notas no 3º e 4º bimestres. As turmas de 3º ano até 9º ano terão boletins escolares com notas.
  •  As avaliações são marcadas previamente pelo professor e informadas aos pais via agenda e pelo Calendário Bimestral de Avaliações. O Calendário Bimestral de Avaliações tem um canhoto que deve ser assinado pelos pais e entregue à Orientação Educacional da escola.
  • As avaliações (provas, redações, trabalhos, pesquisas, exercícios, etc) terão o seguinte critério de correção:
    • Letra legível: ao aluno escrever precisa fazê-lo com legibilidade. Expressões ou frases ilegíveis fazem com que a questão seja considerada parcial ou totalmente anulada, dependendo do comprometimento que a escrita ilegível causa à coerência do texto ou da resposta.
    • A média anual do 3º ano do Ensino Fundamental ao 9º anoé obtida pela média aritmética das notas bimestrais:

MA= 1º bim. + 2º bim. + 3º bim. + 4º bim.

                         4

  • Fará a Prova Final o aluno que obtiver Média Anual inferior a 6,0.
  • Estará promovido, apósProva Final, o aluno que obtiver Média Final igual ou superior a 6,0. O cálculo para Média Final é:

                                                                                                        MF = MA+ PF

                                                                                                                               4

  • Estudos de Recuperação: são todas as atividades de revisão, correção, tira-dúvidas que permitem ao aluno a possibilidade de aprendizagem. Dentre as atividades de estudo de recuperação, realiza-se a avaliação de recuperação com o objetivo de recuperar também a nota do aluno, tendo o cuidado de resgatar a aprendizagem em primeiro lugar. O professor irá marcar antecipadamente a avaliação de recuperação para alunos que tiverem nota abaixo da média de aprovação (60% da nota da prova), nas provas realizadas durante o bimestre. Não há recuperação para as atividades gerais, como: trabalhos, pesquisas, apresentação do caderno, assim como não haverá para o simulado.

 

  • ·       Segunda Chamada: Provas e trabalhos previamente agendados são responsabilidades do aluno marcar em sua agenda. “Eu não sabia...”, “Perdi a hora...”, “Viajei...”, “Esqueci...”, “Choveu...”, etc... – são situações que o aluno só realizará a prova com o acerto de 12,00 (doze reais) por avaliação não realizada. Já em situações extraordinárias na família, como doença ou outras: apresentação de atestado médico ou a justificativa de segunda chamada. Então, o aluno realizará a prova sem custos, quando comprovada a situação. O formulário para a solicitação de 2ª Chamada está disponível na secretaria da escola e o mesmo deve ser preenchido e devidamente assinado pelos pais. O valor correspondente deve ser pago na tesouraria. É de inteira responsabilidade do aluno e família encaminhar o pedido de 2ª chamada durante o bimestre corrente, só assim o professor poderá aplicar a prova.

 

O critério de avaliação da aprendizagem consiste:

 

Ed. Infantil e

1º Ano do Ensino Fundamental

Os alunos serão avaliados diariamente e no final do bimestre o resultado será expresso em Parecer.

2º ano do Ensino Fundamental

Durante o 1º e 2º bimestres, os alunos serão avaliados diariamente e os resultados serão expressos em Parecer. No 3º e 4º bimestres, serão utilizadas avaliações escritas somando 7,0 e trabalhos e atividades somando 3,0.

3º ano à 5º ano doEnsino Fundamental

Atividades avaliativas conforme cronograma de cada bimestre.

 

 

6º e7ºanos do Ensino Fundamental

O critério de avaliação da aprendizagem consiste na aplicação de duas provas escritas, tendo o valor de 3,5 cada. Os 30% restantes da nota são obtidos através da avaliação de trabalhos, pesquisas, tarefas de casa e de aula, cadernos e livros completos e demais atividades propostas.

8º e 9º anos do Ensino Fundamental

O aluno é avaliado através de duas provas escritas, valendo 3,0 cada, um simulado bimestral, composto de cinco questões de cada disciplina, valendo 2,0 pontos. Os 20% que restam, equivalem a atividades gerais como tarefas de casa e de aula, cadernos e livros completos, pesquisas, seminários, apresentação do caderno, entre outros.

 

 

 

 

 

 

Educação Física: o sistema de avaliação da disciplina de Educação Física requer algumas recomendações e pesos diferenciados para atender os requisitos desenvolvidos nesta área.

    Uniforme: Os alunos devem usar somente tênis, que não saia do pé durante as atividades. Não será permitida a participação das atividades se o aluno estiver descalço ou somente de meias, sandálias,tamancos, crockes, chinelos e similares, para a própria segurança do aluno.

    Participação: Todos devem participar das atividades normalmente. Porém, quando houver algum impedimento de saúde para que o aluno não participe da aula, o professor deverá receber o atestado médico ou bilhete dos pais via agenda escolar. O aluno então estará dispensado da prática, mas deverá assistir à aula normalmente, redigir um relatório das atividades da aula no caderno e apresentar ao professor para receber um visto.

    Avaliação (Ed Infantil ao 5º ano): Acontece de forma sistemática e contínua através daparticipação e do envolvimento em aula. A solicitação de trabalhopode acontecer de duas maneiras: pesquisa realizada em casa ou em aula junto com a professora.

    Avaliação (6º ao 9º ano): Haverá avaliação escrita referente aos temas da aula e uma avaliação prática para observação da aprendizagem, não priorizando movimentos técnicos, mas valorizando o esforço do aluno.

    No inicio do ano letivo será solicitado um atestado médico relatando que o aluno esteja apto a praticar atividades físicas.

 

  • Simulado: é uma avaliação com caráter único para os alunos de 8º e 9º ano, pois visa oportunizar a experiência de um processo seletivo.

Requisitos necessários para o aluno realizar o simulado:

Estar em sala de aula no horário marcado. Alunos atrasados não terão acesso à sala e à prova.

Estar devidamente uniformizado.

Datas a serem realizados: constam no Calendário de Eventos/2012. É um dia letivo normal e faz parte da nota bimestral do aluno.

Horário: os alunos receberão comunicadocom no mínimo dois dias de antecedência.

Conteúdo: todo o conteúdo do bimestre da disciplina (Português, Literatura, Matemática, Ciências, História, Geografia e Inglês).

Organização:

A prova do simulado conterá um caderno de questões, para cada aluno, e um cartão resposta insubstituível.

Turmas

Nº Questões

Alternativas

Valor Total

Valor Questão

8º e 9º ano

5

a,b, c, d, e

2,0

0,4